“Aprendizagem
é mais do que uma acumulação de fatos.
É uma aprendizagem que provoca uma modificação,
quer seja no comportamento do indivíduo,
na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade.
É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos,
mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”.
É uma aprendizagem que provoca uma modificação,
quer seja no comportamento do indivíduo,
na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade.
É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos,
mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”.
Rogers,
in Tornar-se Pessoa, 1988, Editora Martins
Fontes.
"Ninguém
aprende coisas pelas quais não tem interesse.
Essa palavra é crucial
Essa palavra é crucial
desde
os gregos: inter-esse, ou seja, estar dentro disso ou na direção do
"isso" que
se almeja.
Querer, desejar, buscar, percorrer o caminho e saber que não
Querer, desejar, buscar, percorrer o caminho e saber que não
há um
ponto final é o modo processual próprio da educação".
"O
único homem que se educa é aquele
que aprendeu como aprender;
que aprendeu como se adaptar e mudar;
que se capacitou de que nenhum
que aprendeu como aprender;
que aprendeu como se adaptar e mudar;
que se capacitou de que nenhum
conhecimento
é seguro" [...].
(ROGERS,
1973, p. 104)
"O bom professor deve ser uma pessoa
realmente existente,
realmente existente,
realmente presente
a seus alunos;
é pelo contato que se educa.
Contato é a palavra fundamental
da educação".
(ROGERS,
1973, p. 101)
"Todo
educador eficiente tem o seu próprio estilo de facilitar a aprendizagem dos alunos.
De certo, não há um modo único de realizar isso”.
De certo, não há um modo único de realizar isso”.
(ROGERS,
1973, p. 55)
Nenhum comentário:
Postar um comentário