terça-feira, 20 de novembro de 2012


“Aprendizagem é mais do que uma acumulação de fatos.
 É uma aprendizagem que provoca uma modificação
quer seja no comportamento do indivíduo,
 na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade.
 É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, 
mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”.
Rogers, in Tornar-se Pessoa, 1988, Editora Martins Fontes.


"Ninguém aprende coisas pelas quais não tem interesse. 
Essa palavra é crucial
desde os gregos: inter-esse, ou seja, estar dentro disso ou na direção do "isso" que se almeja. 
Querer, desejar, buscar, percorrer o caminho e saber que não
há um ponto final é o modo processual próprio da educação".


"O único homem que se educa é aquele
 que aprendeu como aprender; 
que aprendeu como se adaptar e mudar; 
que se capacitou de que nenhum
conhecimento é seguro" [...].
(ROGERS, 1973, p. 104)

"O bom professor deve ser uma pessoa
 realmente existente, 
realmente presente a seus alunos; 
é pelo contato que se educa.
 Contato é a palavra fundamental da educação".
(ROGERS, 1973, p. 101)

"Todo educador eficiente tem o seu próprio estilo de facilitar a aprendizagem dos alunos.
 De certo, não há um modo único de realizar isso”.
(ROGERS, 1973, p. 55)

Nenhum comentário:

Postar um comentário